terça-feira, 20 de março de 2012

Arena Nordeste de motocross -- Regulamento

 




01 – DA ORGANIZAÇÃO GERAL
O ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS 2012 tem a organização da PERACE- PERNAMBUCO RACE *COMPETIÇÕES E EVENTOS*, a qual deverá ocorrer entre 25 de março a 25 de dezembro de 2012, com 06 etapas em locais á serem definidos pela direção e  supervisionados pelas Federações de Motociclismo, nos locais ou estados á serem realizadas.
A participação será aberta á todos os pilotos filiados ou não a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo)
Obs. A filiação será aberta as federações de origem de cada piloto

02 - DAS CATEGORIAS
(2.1 - O Campeonato será disputado nas seguintes categorias:
CATEGORIAS PROFISSIONAIS MX-1, MX-2, MX-3, MX-4, NACIONAL FORÇA LIVRE.
CATEGORIA AMADOR NACIONAL 230 AMADOR, NACIONAL 125 a 200, NACIONAL OPEN, NACIONAL AMADOR, NACIONAL INICIANTES, MIRIM 50cc / 65cc e MX- 85cc / 150 cc.
OBS: Cada piloto deverá escolher apenas duas categorias para a pontuação do campeonato, se não houver indicação do piloto a direção irá escolher a categoria com o melhor desempenho do mesmo.     
(2.2 - Categoria ESPECIAL MX-3, ESPECIAL MX-4, NACIONAL OPEN, NACIONAL FORÇA LIVRE.
# Serão considerados pilotos da categoria ESPECIAL MX-3 (pilotos nascido até o ano de 1977, ou seja, idade de 35 anos)
# Serão considerados pilotos da Categoria ESPECIAL MX-4 (pilotos nascido até o ano de 1972, ou seja, idade de 40 anos)
# Serão considerados pilotos da categoria NACIONAL OPEN (pilotos nascidos até o ano de 1977, ou seja, idade de 35 anos).
(2.3- A categoria Nacional Força Livre será destinada á todos os pilotos profissionais (incluindo pilotos das categorias especiais Mx-1 Mx-2, Mx-3, Mx-4).
Não será permitido á participação de pilotos das categorias acima citadas em categorias inferiores (nacional 230cc, nacional amador, nacional 125/200cc, nacional iniciante, nacional open)
(2.4 - Ficamos estipulados que cada piloto poderá competir no máximo em 03 (três) categorias, assim definido a sua escolha ou mediante autorização da direção de prova

03 – DAS MOTOCICLETAS
(3.1 - As motocicletas deverão estar nos treinos e nas provas equipadas com 03 placas       (number plate) e com números grandes e legíveis. Será vetada pela comissão técnica da prova, a participação de motocicletas que por falta de segurança ponham em risco a vida de seu condutor e/ou demais concorrentes
(3.2 - Serão exigidos itens obrigatórios de segurança como: Protetor de pinhão, manetes deverão manter as pontas originais ou possuir pontas de proteção e as manoplas deverão ser mantidas originais de forma a ocultar as pontas do guidão, as motocicletas não podem ter descansos laterais. (Obs. os infratores ficam sujeitos à desclassificação da prova)
(3.3 - Os pilotos menores de 18 (dezoito) anos deverão apresentar um Termo de responsabilidade, firmado em conjunto com o seu responsável legal e autenticado em cartório.


04 – DAS INSCRIÇÕES NAS ETAPAS
(4.1 - Ficam estipulado os valores da taxa de inscrição de R$50,00 (Cinqüenta reais) para as classes de motocicletas NACIONAIS ou IMPORTADAS para todos os pilotos.
(4.2- Ao assinar a ficha de inscrição, o piloto reconhecerá e acatará o presente bem como o regulamento da ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS.
Parágrafo Único – A inscrição não será devolvida ou cancelada de forma alguma.


05 – DAS ETAPAS e PROVAS
(5.1 – ETAPAS
 AS Etapas da ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS será realizado em Cidades/Municípios do Nordeste. As provas acontecerão de preferência durante as principais festas ou eventos de cada Cidade, com o intuito de promover maior interação, desenvolvimento sócio-econômico cultural e esportivo para os Municípios da região. Obs. Os valores á serem destinados á cada etapa do campeonato não poderá ser inferior ao valor de R$ 10.000,00(Dez mil Reais).
(5.2 - Os custos de realização de cada PROVA ficam estipulados através de orçamentos negociados com os Parceiros empreendedores, Patrocinadores e Poder Público Municipal, formalizado por meio de contrato celebrado entre realizadores do evento.

(5.2 - PROVAS
 A linha de largada será formada pelo número mínimo de 08 motos, não ocorrendo essa quantidade de inscrições os pilotos disputarão apenas a premiação de troféu e não somará pontos para o campeonato.
O Diretor de Prova tem o direito, sob suas próprias iniciativas ou por razões urgentes de segurança ou caso de força maior, paralisar uma prova prematuramente ou uma parte dela.
Ocorrendo a paralisação na primeira metade do tempo previsto da prova, haverá uma nova largada com a participação dos pilotos que ainda estiverem em condições de competir. Os responsáveis pela paralisação serão colocados atrás da linha de largada ou excluídos da prova.
Transcorridos mais de 50% (cinqüenta por cento) do tempo previsto, a prova será considerada completa,  para fins de classificação  a ordem de passagem pela linha de chegada da volta anterior a paralisação será a validada .
O tempo de prova estipulado para cada categoria será a seguinte:
Mx-1                    20 minutos de prova        Mx-2                      20 minutos de prova
Mx-3                    15 minutos de prova        Mx-4                      15 minutos de prova
Nac. força livre  20 minutos de prova         Nac. 230 amador 15 minutos de prova
Nac. 125/200      15 minutos de prova         Nac. open             15 minutos de prova
Nac. iniciante     15 minutos de prova        Junior 85/150cc    215 minutos de prova
Mirim 50/65cc    15 minutos de prova         Nac. amador         15 minutos de prova

06 - DAS PROVAS E TREINOS
(6.1 - Todas as categorias serão apenas de 01 (uma) bateria, não podendo ter tempo estimado inferior a 15 (Quinze) minutos ou 10 voltas.
(6.2 - A linha de largada será composta pelo número máximo de 20 (vinte) motos em cada categoria, excedendo esse número os pilotos inscritos serão divididos proporcionalmente em baterias eliminatórias de 05 (cinco) voltas, com classificação de até 10 (dez) pilotos por eliminatória.
(6.3 - Todas as largadas falsas serão indicadas por 01 (uma) bandeira vermelha agitada pelo DIRETOR DE PROVA indicando o retorno imediato a zona de espera para a realização de uma nova largada. O piloto que provocar largadas falsas por mais de 01 (uma) vez será excluído da prova. 
 (6.4 - fica expressamente proibido ao piloto, treinar sem a devida inscrição e vistoria técnica da sua motocicleta, sob pena de desclassificação sumária da prova. Ficam proibidos os treinos simultâneos entre categorias diferentes, salvo exceções e a critério do diretor de prova.
 (6.5 - Serão realizados a partir das 14 horas do dia anterior à corrida, estipulados em seções de 20 (vinte) minutos/seção para cada categoria. Obs. (Serão realizadas quantas seções forem necessários para atender a todos os pilotos, desde que seja obedecida a mesma ordem).

(6.6 - Durante os treinamentos, cada piloto poderá utilizar somente as motocicletas examinadas e aprovadas na inspeção técnica sob o seu respectivo nome e numero de largada. Uma motocicleta só pode ser apresentada na inspeção técnica com o nome de um piloto que irá utilizá-la.

07 – DO PARQUE FECHADO
(7.1 - Em todas as etapas da ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS será obrigatório a destinação de uma área mínima e exclusiva ao parque fechado, que deverá ter ligação direta com a entrada e saída na pista sem a interferência do público, também área exclusiva de pit line para mecânicos ou chefes de equipes (02 membros de cada equipe)
(7.2 - Na zona de espera os pilotos poderão realizar reparos nas motocicletas e permanecer juntamente com seus mecânicos (01 piloto/01 mecânico) até o momento que anteceder a primeira largada.
(7.3 - Após vistoria e autorização do Diretor de Prova, os pilotos deverão se dirigir para o gayte de largada. A largada será definida pela ordem de inscrição e não poderá mais ocorrer mudanças nem assistência aos pilotos.
(7.4 - Ninguém, exceto os oficiais de prova e imprensa será autorizado a permanecer no interior da área da pista.

08 – DOS SINAIS OFICIAIS
(8.1 - A sinalização será feita por bandeiras de acordo com o código esportivo do FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e dos regulamentos da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), obedecendo às cores como seguem:
Vermelha agitada Parada Imediata, Obrigatória para todos.
Amarela fixa-Perigo, Dirigir devagar
Azul Agitada-retardatário dê ultrapassagem
Verde agitada -Pista Livre para a largada da bateria
Xadrez Preta e Branca Agitada Fim de Prova ou Treino
As bandeiras serão usadas por oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta função com idade mínima de 16 (dezesseis) anos.
Parágrafo Único - O piloto que desrespeitar a sinalização das bandeiras poderá ser penalizado e desclassificado da prova, e cabendo ao diretor de prova, lhe tirar quantas posições o mesmo achar necessário

09 – DA ESCALA DE PONTUAÇÃO
(9.1 - A pontuação será individual e independente para cada piloto, nas categorias do campeonato. O critério de desempate para o campeonato será o maior numero de vitórias seguido pela melhor colocação durante as etapas. 
(9.2 - Os pontos serão atribuídos para o Campeonato ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS 2012 para cada categoria,
CLASSIFICAÇÃO PONTUAÇÃO                     CLASSIFICAÇÃO PONTUAÇÃO
1º LUGAR 25                                                                 6º LUGAR 11
2º LUGAR 23                                                                 7º LUGAR 08
3º LUGAR 20                                                                 8º LUGAR 05
4º LUGAR 17                                                                 9º LUGAR 03
5º LUGAR 14                                                                10ºLUGAR 01

10 – DOS PROTESTOS
(10.1 - Os protestos contra pilotos, motocicletas, atitudes anti-desportivas e resultados, só terão validade se apresentados formalmente através de documento assinado pelo piloto ou chefe de equipe e entregues ao Diretor de Prova até 20 (vinte) minutos após o término da bateria que o piloto tenha competido.
(10.2 - Os protestos só poderão ser apresentados INDIVIDUALMENTE E POR ITEM acompanhado de uma taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais). Em caso de procedência do protesto, o valor será devolvido ao reclamante, sendo este improcedente o piloto protestado, terá revertido em seu favor o valor da taxa. Nos dois casos a FEPEM terá direito a 50% (cinqüenta por cento) do valor da taxa.
(10.3 - Na improcedência de protestos contra RESULTADOS a taxa será revertida a coordenação da prova.
(10.4 - Conforme código disciplinar do FIM (Federação Internacional de Motociclismo) o Diretor de Prova deverá tomar decisões sobre as infrações e punir imediatamente o Piloto durante a etapa do Campeonato da seguinte forma:
Advertência, Multa de até R$ 100,00 (cem reais), Penalidades de tempo ou pontos,     ou ainda a exclusão da etapa e Suspensão por 02(duas) etapas.
(10.5 - O piloto ou membro de sua equipe que desrespeitar ordens e/ou decisões da Direção de Prova, dentro ou fora da pista será desclassificado.
Parágrafo Único – Fica terminantemente proibido, passível de desclassificação ou eliminação do(s) piloto(s) que incentivarem em qualquer tipo de pressão ou manifestação antes ou depois de qualquer prova promovida pelo clube ou empresa realizadora do evento.

11 – DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
(11.1 - Os cincos primeiros colocados em cada categoria, deverão se dirigir ao pódio IMEDIATAMENTE após o término da prova para as devidas premiações. Todos os valores serão pagos em moeda corrente sem nenhuma dedução.
Os 10 (dez) primeiros colocados serão bonificados com pontos da escala do quadro do item 09.

12 – DAS PREMIAÇÕES FINAIS DO ARENA NORDESTE DE MOTOCROSS
(12.1 - Para os pilotos que somarem o maior número de pontos nas suas devidas categorias, serão declarados campeões. Os mesmos serão homenageados e premiados em cerimônia de confraternização em local e data a ser definido.


13 – DOS PATROCINADORES E CERIMÔNIA FINAL
(13.1 - Os patrocinadores do ARENA NORDESTE  DE MOTOCROSS terão exclusividade na divulgação de suas marcas no ambiente de realização das provas, cartazes, banner, locução, radio e sites.
(13.2 - A Cerimônia final de entrega de prêmios, homenagens e confraternização, será organizada pela PERACE “COMPETIÇÕES E EVENTOS”em data, local e horário a ser definido com a possibilidade da presença de autoridades locais, regional e estadual.

Diretor:
Sergio Flores

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