sexta-feira, 9 de novembro de 2012


  XVIII ENDURO DAS ÁGUAS 2012
                                                      REGULAMENTO

Art. 1º
DA ORGANIZAÇÃO GERAL
- A FEPEM-Federação Pernambucana de Motociclismo, filiada a Confederação Brasileira de Motociclismo-CBM é à única entidade por força de lei autorizada á realizar, dirigir, coordenar e supervisionar as atividades motociclistas no Estado de Pernambuco e elaborar sob a supervisão da CBM o regulamento para qualquer evento á ser realizado.
- O evento será organizado pela Prefeitura Municipal de Cupira, tendo a supervisão da FEPEM e direção da PERACE– Competições e Eventos.
Art. 2º
DAS CATEGORIAS
- O evento terá as seguintes categorias participantes: Moto Nacional Trilheiros, Nacional Pilotos Cupira, Nacional Amador, Nacional 125 a 200cc, Motos Nacional força Livre e Especial Força Livre.
- A categoria NACIONAL PILOTOS CUPIRA, é destinada a pilotos residentes no Município de Cupira, sendo que DIREÇÃO de PROVA irá avaliar toda inscrição feita nessa categoria.
 Parágrafo Único: Pilotos das Categorias Principais, como a categoria Especial e categoria Nacional Força Livre, NÃO poderão participar de categorias INFERIORES como: Nacional Trilheiros, Nacional Cupira, Nacional Amador e Nacional 125/ 200cc; Caso algum desses fatos aconteça, á DIREÇÃO DE PROVA irá desclassificar o piloto, e sua colocação na prova automaticamente passará ao seu adversário da categoria.               
Art. 3º
OS PILOTOS
Art. 6º - A participação na prova será aberta á todos os pilotos nacionais, como também pilotos de outras nacionalidades, que tenham ou não a licença nacional CBM ou internacional FIM.
Art. 4º
DAS MOTOCICLETAS
- As motocicletas deverão estar nos treinos e nas provas equipadas com 03 placas       (number playte) e com números grandes e legíveis.
-Será vetado pela comissão técnica da prova, á participação de motocicletas que por falta de segurança ponham em risco a vida de seu condutor e/ou demais concorrentes.
- Serão exigidos itens obrigatórios de segurança nas motocicletas, como: Os manetes deverão manter as pontas originais ou possuir pontas de proteção, as manoplas deverão ser mantidas originais de forma a ocultar as pontas do guidão, todas as motocicletas deverão ter as duas tampas laterais e number playte dianteiro.
Parágrafo Único – Os infratores ficam sujeitos à desclassificação da prova.

Art. 5º
DAS INSCRIÇÕES
- Ao assinar a ficha de inscrição, o piloto reconhecerá e acatará o presente bem como o regulamento da prova (Enduro das Águas 2012)
Parágrafo Único – A inscrição feita não será cancelada, transferida ou seu valor devolvido, mesmo que o piloto tenha justificativa para tal, Ex: quebra de equipamento ou contusão do piloto.

Art. 6º
DAS PROVAS E TREINOS
- Será apenas de 01(Uma) bateria para cada categoria, com tempo estimado em 40 min. mais 02(Duas) voltas. Para ser dada a largada é necessário um numero mínimo de 12 (doze) motocicletas em cada categoria, se isso acontecer ficará a critério da Direção de Prova o cancelamento da mesma.
 Caso o numero de inscritos ultrapasse 40 (Quarenta) pilotos, fica á critério da direção de prova quanto à formação do grid de largada. A ordem de largada será estabelecida pela ordem de inscrição
- O treino livre para todas as categorias encerra as 10h00min para manutenção de pista, ficando proibido o treino para todos os pilotos. O piloto que descumprir esta regra ficará sujeito á punição e desclassificação da prova.
- fica expressamente proibido ao piloto, treinar sem a devida inscrição e vistoria técnica da sua motocicleta, sob pena de desclassificação sumária da prova. Ficam proibidos os treinos simultâneos entre categorias diferentes, salvo exceções e a critério da direção de prova.
- Todo piloto ou chefe de equipe, deverá levar a motocicleta (desligada) 15 minutos antes do seu horário de largada ao parque fechado, afim de que a mesma seja vistoriada e colocada o transponde eletrônico.
Art. 7º
DA SINALIZAÇÃO
- A sinalização será feita por bandeiras de acordo com o código esportivo do FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e dos regulamentos da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), obedecendo às cores como seguem:
# Bandeira Vermelha – Parada imediata para todos os pilotos (uso exclusivo do diretor de prova)
# Bandeira Azul agitada- abrir passagem para os lideres da prova.
# Bandeira Amarela Parada – Atenção perigo
# Bandeira Amarela Agitada – Perigo imediato
# Bandeira Xadrez (preta e branca) – Usada pelo diretor de prova para encerrar provas e treinos
# Bandeira Preta – Desclassificação de prova, o piloto deverá ir imediatamente para o Box
Parágrafo Único- O piloto que desrespeitar a sinalização das bandeiras poderá ser penalizado e desclassificado da prova, e cabendo ao diretor de prova, lhe tirar quantas posições o mesmo achar necessário.

Art. 8º      
DA PONTUAÇÃO E CERIMONIA DE PREMIAÇÕES
– A cerimônia de entrega de prêmios (troféus e premiação em dinheiro) se dará no final de cada bateria após 45 minutos na secretária de prova onde os 03 primeiros colocados iram receber suas premiações no palco ao o termino das provas.
- Serão atribuídos pontos em cada categoria como segue:
Colocação -  1º   2º   3º   4º  5º  6º  7º  8º  9º  10º
Pontos        -25  20  17  14  11  9   7    5    3    1
Art. 9º
DA DISCIPLINA
– O piloto ou membro de sua equipe que desrespeitar ordens e/ou decisões de autoridades da prova, dentro ou fora da pista, será desclassificado pelo diretor de prova.
Parágrafo Único – Fica terminantemente proibido, passível de desclassificação ou eliminação o(s) piloto(s) que incentivarem em qualquer tipo de pressão ou manifestação antes ou depois de qualquer prova promovida ou realizada.
Art. 10º
DAS RECLAMAÇÕES
- O direito de reclamar ou protestar pertence única e exclusivamente ao piloto, ou ao seu chefe de equipe.
- A reclamação ou protesto deverá ser feita por escrito, devidamente assinada. Reclamação feita verbalmente e na presença do público será passível de desclassificação.
- As reclamações ou protestos referentes à prova, deverão ser apresentados até no Maximo 10 minutos após a bandeirada dada pelo diretor de prova, acompanhada da importância de 02(Duas) vezes o valor da sua inscrição, caso a reclamação seja infundada o reclamante perderá o direito ao deposito que tenha efetuado.
- Toda e qualquer reclamação ou protesto deverá ser entregue ao Diretor de Prova pelo piloto.
- O piloto ao assinar a ficha de inscrição exime a FEPEM, os patrocinadores, a prefeitura municipal, o clube organizador, seus diretores e auxiliares de qualquer responsabilidade civil e criminal por atos cometidos por si ou por membros de sua equipe, sendo esta de responsabilidade única e exclusivamente daquele que a tenha cometido. 


ISRAEL GOMES DE SOUZA                                  SÁVIO LUNA
COMISSÁRIO DE PROVA                                       COMISSÁRIO DE PROVA


SÉRGIO FLORES
DIRETOR DE PROVA

Postagens populares